
Depressão
Transformar a dor em crescimento
Enfrentando a escuridão: a psicoterapia como acolhimento e esperança

Depressão é um termo amplamente usado na atualidade, uma perturbação que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É a manifestação de um fenómeno complexo causado por aspetos biológicos, psicológicos e sociais, sendo uma condição que causa profundo sofrimento e, muitas vezes, incapacitação.
Uma pessoa deprimida apresenta um quadro de constante tristeza, sentimento de vazio, de impotência, angústia, falta de energia, baixa autoestima e desinteresse por atividades que antes eram apreciadas. Pode haver perda ou ganho de peso, insónia ou hipersónia (sono a mais, fadiga). Em crianças, o sentimento de tristeza pode aparecer na forma de irritação.
Considerando as causas psicológicas, há diferentes abordagens para a compreensão da depressão. Pode estar relacionada com uma perda significativa (uma pessoa, uma ideia, etc.), com conflitos internos, ou ainda com uma infância marcada pela insegurança e o sentimento de desamparo, gerando uma disfunção na capacidade de regular as emoções.

Para tratá-la é necessária uma abordagem integrada, interessada não na doença, mas sim na pessoa que está em sofrimento psíquico, considerando a sua história, o seu meio, a sua cultura, os seus recursos emocionais. Se for preciso, que inclua o uso de medicação, além da psicoterapia e talvez mudanças no estilo de vida.
No que diz respeito à psicoterapia, ela vai explorar as questões pessoais e subjetivas que levaram ao surgimento da doença, ajudando o paciente a encontrar e/ou criar recursos que permitam a elaboração e a superação dos seus conflitos e a recuperação da sua autoestima. Além disso, a psicoterapia também ajuda no desenvolvimento de competências emocionais e sociais que são fundamentais para enfrentar as demandas do cotidiano, como a resiliência, a capacidade de lidar com a frustração e a busca por novos interesses e objetivos de vida.
A depressão é uma doença que pode afetar seriamente a qualidade de vida, a produtividade e as relações interpessoais, se não tratada adequadamente. Portanto, é fundamental que as pessoas entendam os seus sintomas e saibam quando procurar ajuda profissional. Esta é uma batalha que pode ser vencida com o apoio, o tratamento e a determinação do paciente em superá-la.
Annie Romantini